sexta-feira, 3 de março de 2023

RAPIDINHAS

 

Chegamos

Estamos chegando nesta sexta-feira (03) com nossas RAPIDINHAS para os leitores que acessam o Boca do Povo, e querem se inteirar das últimas da política e outros fatos. Fato ou boato? Saberemos dia após dia na medida em que o cenário vai se desenhando. Agora curta nossas notícias curtinhas.

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

Jogou na cara

Em sessão realizada na Câmara de Vereadores de Buriti dos Lopes na noite de quarta (01), o vereador Dandim disse que a vereadora Jaqueline Brito foi a que mais se beneficiou na gestão do prefeito Júnior Percy e hoje cospe no prato que comeu. O clima ficou quente durante as falas.

Vereadora não quero mais

Já a vereadora disse que esse será seu último mandato como parlamentar do município. Numa clara demonstração que nas próximas eleições irá disputar um cargo para o executivo, como vice ou cabeça de chapa. Ou então, vai abandonar a política.

Sumiu

Quem não deu as caras na sessão de quarta-feira foi o vereador “tubarão-martelo”. Ele que tinha prometido novidades, ficou recolhido em alguns dos "oceanos".

Revolta

Falando em tubarão-martelo, um leitor da nossa coluna nos enviou uma mensagem dizendo que muitos moradores do povoado Estreito estariam revoltados com ele (tubarão). Diz o leitor que ele estaria criticando e tentando melar a obra de modernização da escola do povoado anunciada pela prefeitura.

Divisão

A informação que obtivemos é que a divisão dos vários cargos do governo do estado no município de Buriti dos Lopes acontecerá neste mês. E tem gente já de olho querendo o pedaço maior do bolo.

Esqueceram de mim?

Falando em cargos, até agora não saiu a prometida nomeação no segundo escalão do governo do estado ao ex-prefeito de Buriti dos Lopes, Bernildo Jacaré Val. O homem já avisou aos seus parlamentares que só aceita coisa grande.

Simpatia do governador

Segundo informantes de dentro do grupo do Jacaré, o ex-prefeito Bernildo Jacaré não abre mão de sua candidatura a prefeito ano vem. Seu nome teria aval do governador do estado.

Simpatia do senador

Já a vereadora do time da borboleta, teria a simpatia do senador Wellington Dias. Como dificilmente sairão dois candidatos da oposição, a parlamentar deverá ganhar um “canto de carroceria” na hora da definição e, se quiser, deverá se contentar com a vaga de vice.

Tática

A ideia da “jacarezada” é fazer com que a vereadora se desgaste bastante com o grupo do prefeito Júnior Percy e não tenha mais clima para um retorno.

Armadilha

Então, na hora do “pega pra capar”, a borboleta não conseguirá sair do casulo e, terá que aceitar toda a armadilha montada pelo tubarão-martelo e o jacaré mor.

E tome especulação

As especulações em torno da sucessão do prefeito Júnior Percy não param e novos nomes começam a ser ventilados nos bastidores. Agora os nomes comentados são os dos competentes secretários municipais, Fernando Liberato (educação) e Ana Lúcia Tavares (assistência social).

Insatisfeito

O ex-vereador Bené Ibiapina poderá abandonar o barco oposicionista. Segundo informações, o ex-parlamentar estaria se sentindo desprestigiado dentro do grupo e ameaça rompimento. Por enquanto, só a caçamba carregando entulhos das escolas. O homem quer mais.

E tome pisa da Agespisa

A Agespisa é indiscutivelmente a pior prestadora de serviços do estado do Piauí e a mais odiada pelos moradores do Buriti dos Lopes. Cada dia que passa ela consegue piorar os serviços prestado à população.

Minadores nas ruas

Nas ruas de Buriti dos Lopes, são tantos vazamentos que quem não conhece a cidade pensa que são minadores de águas brotando nas vias urbanas. Tem rua que chega a ter até 10 vazamentos e raramente alguma providência é tomada.

Criticas

Não pegou bem entre os moradores de Buriti dos Lopes a história de que o governo do estado pretende construir uma penitenciária dentro do município. Internautas foram para as redes sociais e teceram diversas críticas.

Revolta

Acontece que o Estado já não faz uma obra de grande relevância no município há décadas e quando tenta trazer uma, vem com a história de um presídio. Tal fato, tem deixado buritienses revoltados.

Caxingó I

Circula na cidade, que o ex-prefeito tem achado dificuldade para encontrar um candidato a vice-prefeito para compor chapa. Dr. Washington anda preocupado porque a população tomou gosto pela chapa que concorrerá à reeleição em 2024. O intitulado grupo #OMenino&ADra, tá deixando o ex-prefeito de cabelo em pé e já ganhou até hashtag nas redes sociais. Existe rumores de que o vereador Renato Filho poderia compor essa chapa, mas o medo de ficar sem mandato é maior já que o prefeito Magnum está com popularidade em alta.

Caxingó II

O ex-prefeito Nato Sobrinho, que já foi vereador pelo município de Buriti dos Lopes por dois mandatos, duas vezes vice-prefeito e uma vez prefeito de Caxingó e, conseguiu eleger a esposa prefeito do município, irá disputar ano que vem uma vaga na Câmara Municipal. Já tem gente de orelha em pé com a possível volta daquele que foi batizado de “vereador bola cheia”.

Ilha Grande

Em Ilha Grande a situação que tem Marina Brito como prefeita corre risco de perder a eleição para outra mulher, Bernadete, que terá o apoio do deputado estadual Dr. Hélio e do governo do estado.

Em Murici dos Portelas

Em Murici dos Portelas a oposição vem forte para as eleições do ano que vem, contra o esquema do ex-prefeito Dr. Ricardo Sales. Muito menos por Ricardo, muito mais pela atual prefeita que está queimada e vem sendo um desastre administrativo. 

Caos em Bom Princípio do PI

Descaso total na volta às aulas no município de Bom Princípio do Piauí. Professores e servidores estariam arrecadando dinheiro para compra não só de pequenos materiais, mas também de quadros para as salas de aula, merenda, utensílios para cantina, além de material de limpeza e higienização. As denúncias são do radialista Norberto Neto e do Blog do Diel.

Grata surpresa

Uma das gratas surpresas nesse início de mandato do governo de Rafael Fonteles no estado do Piauí, tem sido o coordenador de Desenvolvimento dos Territórios, Dr. Douglas Lima, que também é vice-prefeito de Cocal. O homem tem tido serenidade na condução dos trabalhos à frente da pasta.

Entrevista

O deputado estadual Rubens Vieira (PT) esteve na tarde de quinta-feira (02), no telejornal Bancada Piauí, da TV Antena 10, e conversou sobre as expectativas para seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Piauí e também sobre a possibilidade de disputar o cargo de prefeito de Parnaíba em 2024. (A10+)

Feliz com a eleição

Rubens Vieira, que foi prefeito da cidade de Cocal entre 2013 e 2020, disse estar muito feliz com sua eleição. Ele é a primeira pessoa do município de Cocal a ser eleita para o cargo de deputado estadual no Piauí. O deputado comentou sobre seus feitos no passado que teriam o levado para o cargo que ocupa hoje. (A10+)

Prefeitura de Parnaíba

Rubens Vieira falou ainda sobre a possibilidade de disputar o cargo de prefeito de Parnaíba nas eleições de 2024. Segundo ele, seu nome foi cogitado pela própria população durante uma pesquisa. Ele falou ainda que seria uma honra e que Parnaíba tem muito potencial de desenvolvimento. (A10+)

Pouco trabalho e muita grana

Senadores decidem trabalhar só três dias por semana. Vale lembrar que salário de um senador atualmente é de R$ 39,2 mil, mas a partir do mês de abril a remuneração passa a R$ 41,6 mil. Além da remuneração, senadores e deputados federais possuem auxílio-moradia, dentre outros benefícios.

Cargos Federais

Senadores ficaram com o filé. Quarta-feira (01), até que enfim, foi dividido os cargos federais no Piauí e os dois senadores ficaram com filé. Wellington Dias com o DNIT Regional, o que trata das estradas, portanto com recurso grosso, e Marcelo Castro levou a outra picanha ficando com a Codevasf, onde poderá encaminhar milhões de emendas sem intermediário e fazer obras em modalidades diversas.

Restante da divisão

O deputado Júlio César ainda pegou a alcatra com “o come quieto”, Dr. Francisco. Júlio pegou o DNOCS, que jorra água em poços pelo o estado, e Dr. Francisco com o Incra, que em governos petistas sempre é forte. Os restantes dos parlamentares ficaram com a periferia do churrasco.

Complexo do Jacaré

Esta é a situação do andamento da construção do “complexo do jacaré” do governo do estado que está sendo construído na área do antigo estádio Helvídio Nunes em Buriti dos Lopes. Pelas imagens que conseguimos nesta semana, mostra que a obra tem andado a passos de jabuti. Há relatos de que a mesma estaria paralisada desde o final do ano passado.

Continue aqui...

Continuamos de olho em tudo que acontece em Buriti dos Lopes, cidades vizinhas e na internet. Continue acessando as novidades do blog diariamente... voltaremos em breve.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: