terça-feira, 28 de março de 2023

SAÚDE PÚBLICA

Deputado Rubens Vieira reivindica Centro de Referência e neuropediatras em Parnaíba

Sobre o tema, o parlamentar destaca o esforço do Governo do Estado na promoção e efetivação de políticas públicas para a pessoa com deficiência, especialmente daquelas com transtorno no neurodesenvolvimento. 

Após se reunir com a Associação de Pessoas com Transtornos do Neurodesenvolvimento e seus familiares (UNIMULTI), em Parnaíba (PI), e ouvir as necessidades da Associação dos Amigos de Autistas do Piauí (AMA) e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), o deputado Rubens Vieira (PT) apresentou requerimentos na sessão plenária dessa segunda-feira (27) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) solicitando a criação de um Centro de Referência para Pessoa com Transtorno de Neurodesenvolvimento na cidade de Parnaíba e a inclusão, em caráter emergencial, de consultas com neuropediatras no programa Saúde em Dia, do Governo do Estado. 

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

“O Centro de Referência deve contar com estrutura totalmente adaptada, espaços lúdicos e equipe multiprofissional atuando nas áreas de neuropediatria, psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, educação física, terapia ocupacional e serviço social. Já a consulta com neuropediatra, pelo programa Saúde em Dia, justifico a minha solicitação devido à luta das famílias com o alto valor cobrado nas clínicas privadas que gira em torno de setecentos reais, o que se torna quase inviável devido à baixa renda, dificultando assim a obtenção de um diagnóstico aos pacientes com suspeita”, explicou Rubens Vieira.

Sobre o tema, o parlamentar destaca o esforço do Governo do Estado na promoção e efetivação de políticas públicas para a pessoa com deficiência, especialmente daquelas com transtorno no neurodesenvolvimento. Através da Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, o Governo já realizou exitosos projetos na área, a exemplo da criação do Centro de Referência à Criança com Autismo, em Luzilândia.

“Procurei dialogar com associações, representantes de pessoas com transtorno de neurodesenvolvimento e sociedade, com o intuito de incrementar as soluções para efetivarmos as políticas públicas voltadas à pessoa com deficiência. Em todos os encontros é unânime o pedido para que o Governo do Estado crie um Centro de Referência para Pessoa com Transtorno de Neurodesenvolvimento na cidade de Parnaíba, que possui quase 500 crianças e adolescentes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA); e a busca por tratamento em Teresina ou Luzilândia torna o processo ainda mais caro”, enfatizou. 

O Centro contemplaria o atendimento aos diversos transtornos que afetam o desenvolvimento neurológico e comportamental, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Síndrome de Asperger, o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), entre outros. Cada uma dessas condições apresenta características específicas e requer um tratamento adequado e personalizado. 

O parlamentar finalizou lembrando que um centro de referência para atendimento de pessoas com transtorno do neurodesenvolvimento é de grande importância por oferecer uma abordagem especializada e multidisciplinar para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento dessas condições.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Fonte: ALEPI

Nenhum comentário: