quarta-feira, 1 de março de 2023

POLICIAL

Polícia Federal deflagra operação contra fraudes de salário-maternidade em Tutóia-MA

A Operação decorre de Inquérito Policial iniciado em outubro de 2022 e desenvolvido no âmbito da Força-Tarefa Previdenciária no estado do Maranhão. 

A Polícia Federal no Maranhão deflagrou nesta quarta-feira (01), a Operação Maternitas, com a finalidade de reprimir fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

A operação decorre de Inquérito Policial iniciado em outubro de 2022 e desenvolvido no âmbito da Força-Tarefa Previdenciária no estado do Maranhão que levou à identificação de um esquema criminoso relacionado ao pagamento do benefício de salário-maternidade a empregadas domésticas. Esses falsos vínculos empregatícios foram incluídos através do programa E-Social com remunerações próximas ao teto da contribuição previdenciária.

No total, 22 policiais federais cumpriram 07 mandados judiciais, sendo dois de prisão temporária e cinco de busca e apreensão na cidade de Tutóia, no litoral do Maranhão. Dentre os mandados judiciais consta, ainda, a autorização para a quebra do sigilo de dados dos equipamentos de informática apreendidos e o sequestro de bens e valores de origem criminosa.

De acordo com os cálculos efetuados pela Coordenação de Inteligência Previdenciária - COINP, em apenas 59 benefícios, o prejuízo inicialmente apontado é de R$ 908 mil, entretanto, há previsão dessa cifra ser muito maior após a análise do material recolhido.

Os envolvidos estão sendo investigados pela prática dos crimes de estelionato previdenciário, inserção de dados falsos em sistemas de informações e associação criminosa (artigos 288, caput, c/c 171, § 3º e 313-A, todos do Código Penal), cujas penas de reclusão variam de 01 ano e 04 meses a 06 anos e 08 meses.

O nome da operação é uma expressão em latim, significando maternidade. Trata-se de uma referência a tipologia da fraude perpetrada.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Fonte: Infoco Piauí / Imagens: divulgação/PF-MA

Nenhum comentário: