quinta-feira, 16 de março de 2023

MEIO AMBIENTE

Prefeitura realiza campanha contra poluição atmosférica, sonora e visual em Buriti dos Lopes

O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 

A Prefeitura de Buriti dos Lopes, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou na semana passada, três campanhas simultaneamente, contra as poluição sonora, visual e atmosférica. As ações foram realizadas na zona urbana do município e contou com a participação de secretários municipais, vereadores, estudantes e populares.

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

O trabalho foi desenvolvido pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente que se deslocavam divulgando e fazendo panfletagem nas ruas, praças e pontos estratégicos, além de abordarem condutores de motos e carros em geral, além de veículos com propaganda volante.

O secretário de Meio Ambiente, Sancho Escórcio, destacou a importância dos dias de campanha, pois a melhor maneira de preservar o meio ambiente é sim educando a população, conversando com as pessoas e mostrando o quanto é saudável viver em um ambiente sustentável sem o abuso do ser humano com impactos ambientais que atrapalhem o dia a dia das comunidades.

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

Causas:

Veículos motorizados que liberam gases como monóxido carbono, incêndios florestais, poeiras, liberação de enxofre pelas indústrias. As consequências disso são: chuvas ácidas, problemas como maior expressão são de nível respiratório e cardiovascular.

A poluição atmosférica tem maior prevalência de sintomas respiratórios, uma diminuição da capacidade pulmonar com aumento de episódios de doença respiratória.



POLUIÇÃO SONORA

O que é poluição sonora:

Nem todo o som é considerado poluição sonora. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define como ruído níveis sonoros superiores a 65 decibéis (dB). Mais concretamente, dito ruído se torna daninho se for superior a 75 dB e doloroso a partir dos 120 db.

Quais são os tipos de poluição sonora? As principais fontes de poluição sonora são: os transportes urbanos; aeroportos; as buzinas e sirenes; as construções; as máquinas; casas de show e templos religiosos; os aparelhos de som, entre outros.




POLUIÇÃO VISUAL

Como ajudar:

Como os cidadãos devem ajudar a solucionar a questão: Obedecendo leis e normas impostas pelo governo, e cuidando da sua cidade (Usar outdoor conforme especificações, não pinchar, letreiros fora das especificações, entre outros).

Como deveria funcionar corretamente esse serviço urbano: Ter o direito de se manifestar sem exagero.



Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Imagens cedidas pela ASCOM/PMBL

Nenhum comentário: