quinta-feira, 23 de março de 2023

SAÚDE

Deputado Rubens Vieira quer priorizar atendimento a gestantes autistas do Piauí pelo SUS

"A gestante terá acompanhamento de pré-natal e pós-parto como de alto risco e receberá atenção total", explica o parlamentar. 

O deputado estadual Rubens Vieira (PT) apresentou na Assembleia projeto de lei que garante atendimento especial a gestantes com transtorno do espectro autista (TEA). "A gestante terá acompanhamento de pré-natal e pós-parto como de alto risco e receberá atenção total", explica.

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

De acordo com o projeto, toda gestante com Transtorno do Espectro Autista terá assegurado pela Secretaria de Estado da Saúde acompanhamento psicológico e psiquiátrico, ginecológico, obstétrico e pediátrico desenvolvido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

“O acompanhamento psicológico e psiquiátrico da gestante com TEA deverá ser realizado durante todo o período da gravidez, puerpério, até o segundo ano de vida da criança, em conjunto com o médico pediatra, sendo que esse acompanhamento deverá ocorrer mensalmente até o segundo ano de vida da criança e se estenderá à genitora, que deverá comparecer ao serviço de saúde da localidade em que reside para consulta com o pediatra, psicólogo e psiquiatra para orientações e procedimentos necessários”, explicou Rubens Vieira. 

O projeto também prevê que após o parto, os profissionais do serviço pediátrico do SUS deverão realizar todos os exames e procedimentos médicos necessários na criança, ficando responsável pelo correto preenchimento da carteira de vacinação, tanto nos marcos físicos, mas em especial nos marcos do desenvolvimento, ajudando no diagnóstico precoce. 

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Por Paula Sampaio com informações da ASCOM

Nenhum comentário: