sexta-feira, 4 de maio de 2012

COLUNA SEMANAL DE OLHO NA POLÍTICA (04-05)


Pieca se reúne com governador Wilson Martins para discutir candidatura

O pré-candidato a prefeito de Buriti dos Lopes pelo PSB Djalma Percy o Pieca, viajou para Teresina na última quarta-feira (02), para se reunir com o governador Wilson Martins (PSB) que também é presidente do partido no estado, afim, de discutir assuntos relacionados à sua candidatura a prefeito no município. O encontro que foi realizado na tarde de ontem (03), contou com as presenças dos deputados estaduais Ismar Marques (PSB) e Robert Rios (PC do B) e da vice-prefeita buritiense Elcira Percy (PSB). Após ouvir o governador, Pieca pretende acelerar as discussões com outros partidos, a respeito da candidatura. Nos bastidores existe a informação de que o governador Wilson aproveitará sua vinda a Buriti dos Lopes nesta sexta-feira (04) para reforçar este apoio e iniciar uma série de conversas com lideranças locais, juntamente com deputados e senadores de sua base que tem representantes políticos no município.

Junior Percy sonha com Jaqueline Brito de vice em sua chapa

Com a aliança entre PTB e PMDB praticamente certa, o atual presidente da Câmara Municipal e pré-candidato a prefeito de Buriti dos Lopes Junior Percy (PTB), em conversa durante a semana com uma de nossas fontes, informou que caso seja indicado como candidato a prefeito pela base governista, sua preferência de companhia na chapa majoritária seria pelo nome da vereadora Jaqueline Brito (PMDB). O pré-candidato afirmou que esta seria a chapa de seus sonhos e que dificilmente seria batida por outra coligação no município. A estratégia do petebista é de sair candidato e trazer o grupo de Batista Brito (esposo de Jaqueline) para a ala governista. Só resta saber se o povo aprova?

Mais de que lado a vereadora Jaqueline está?

Vários foram os leitores do Portal Boca do Povo que já nos abordaram com essa pergunta. A parlamentar foi eleita em 2008 com 818 votos pelo PMDB partido da atual prefeita. O problema é que logo no inicio da administração, Jaqueline Brito rompeu com o grupo liderado pela prefeita que ajudou eleger. Foi durante muito tempo forte opositora da atual administração. O problema agora é que o povo tem notado certa aproximação da vereadora com a ala governista. Muitos boatos também surgem de que se o vereador Junior Percy for o escolhido pelos governistas, Jaqueline poderia subir no mesmo palanque da prefeita de quem já falou “cobras e lagartos”. Diante das constantes aparições em eventos da oposição e da situação, o povo que saber: afinal, de que lado Jaqueline Brito está? Com a palavra, a nobre parlamentar...

Bernildo Val acelera andanças pelo município

O advogado e ex-vice-prefeito Bernildo Val (PR), pré-candidato à Prefeitura Municipal de Buriti dos Lopes continua nesse propósito de andar todo o município buritiense até as definições. Bernildo tem por base andar por todos os quadrantes da zona rural, agora mais intensificados, num corpo a corpo constante com a população, que o encoraja a não abrir mão de sua pré-candidatura rumo ao Palácio Municipal. Convidado por alguns pré-candidatos a figurar como vice, Bernildo Val aceita conversar com todos os outros pré-candidatos, mas não quer mais continuar como companheiro de chapa, o homem quer alcançar vôo mais alto e pousar na sede do executivo municipal. Nos últimos dias o pré-candidato andou em vários povoados acompanhados de vereadores, pré-candidatos e lideranças.

PT conversa com PSB e PC do B em Buriti dos Lopes

O Partido dos Trabalhadores – PT de Buriti dos Lopes que fez parte do atual governo municipal ajudando a eleger e reeleger a atual gestora, dificilmente apoiará um candidato que seja da base governista. O presidente do partido Sidney Pimpim aproveitou o feriadão de 1º de maio e foi visto em eventos ao lado dos pré-candidatos a prefeito Pieca (PSB) e Batista Brito (PC do B). De acordo com um petista que falou com o Blog, a intenção do Partido dos Trabalhadores é construir uma ampla aliança, convidando principalmente as siglas aliadas da base do governo federal para a construção de uma grande coligação no município. Outro fator que motiva o PT a se aliar com os oposicionistas buritienses é o fato de dirigentes do partido nunca terem sido reconhecidos pela atual administração municipal, que vez e outra viravam as costas para os petistas. Para alguns: é hora do troco!

Toinho Tavares e Pieca visitam povoado Estreito

No último domingo (29) o ex-prefeito de Buriti dos Lopes Toinho Tavares (PV) e o pré-candidato a prefeito Pieca (PSB) estiveram visitando o povoado Estreito, zona rural buritiense, onde participaram de um aniversário durante o dia na presença de suplentes de vereador, lideranças políticas e populares. Os dois aproveitaram a aglomeração de pessoas para conversar sobre sucessão municipal e convidar a população para fazer parte de um “blocão” que está sendo formado em Buriti dos Lopes com vários partidos com intuito de derrotar o grupo governista. Toinho e Pieca têm sido visto juntos com mais frequência nas últimas semanas e a expectativa é que os dois juntamente com outros oposicionistas, passem a visitar outros povoados nos próximos dias.

Pré-candidata preferida em pesquisa ainda não apareceu na cidade

Que o escolhido ainda não foi definido, isso é fato e é do conhecimento de todos que estiveram na reunião da oposição no mês passado na cidade de Parnaíba. A médica Gildete Duarte que se saiu melhor entre os pré-candidatos em pesquisa interna foi convidada para participar de reuniões políticas e fazer parte do grupo oposicionista buritiense, além de ser convidada para deixar seu nome para uma avaliação de pré-candidatura a Prefeitura Municipal. No entanto, o grupo está cobrando o primeiro passo a ser dado por ela, que ainda não apareceu na cidade depois da reunião. A verdade é que muitas das lideranças políticas se perguntam: quando é que a médica buritiense irá fazer a sua primeira aparição em público e se reunir com os oposicionistas? Está provado que Dra. Gildete poderá ser muito importante para as definições do futuro político buritiense, só que a mesma precisa demonstrar que quer está junto neste projeto que a oposição vem montando em Buriti dos Lopes. Enquanto isso, a Situação observa e ver, de camarote, o que muitos observam e não querem dar o braço a torcer.

Ricardo Sales tem nome fortalecido pela prefeita em Murici dos Portelas

O pré-candidato a prefeito de Murici dos Portelas pelo PPS, o jovem médico, Ricardo Sales, está percorrendo todo o município, buscando apoio, pois seu nome tem crescido em aceitação para disputar o pleito eleitoral que se aproxima. Ricardo Sales que vem de berço político, sabe muito bem abordar os eleitores, com cavalheirismo, cordialidade e humildade. Ricardo, que é um jovem médico tem visão de futuro, está sendo muito bem recebido nas associações comunitárias, nas comunidades rurais, na zona urbana, no comércio muriciense e em todos os cantos da cidade. Toda uma articulação para que outros partidos possam aderir ao nome de Ricardo Sales para prefeito, está sendo feita para que sua pré-candidatura cresça a cada dia, até porque, o jovem político tem o apoio da atual prefeita Auridéa Santos (PTB).

Oposição não tem candidato e Manuel Pacheco corre sozinho para a reta de chegada

Essa afirmação é de um dos assessores do prefeito Manuel Pacheco (PSDB) que conseguimos durante uma visita a Prefeitura local na semana passada. Entre vários assuntos abordados, ele admite que o prefeito seja um forte candidato a reeleição. Assim parece que o suposto candidato da oposição “Tomou Doril”! Nunca existiu. Apesar de vários nomes expostos terem sido atentados por articuladores de plantão, o consenso entre os oposicionistas está longe de acontecer. Algumas indefinições eleitoreiras impedem a união de partidos e Manuel Pacheco, por enquanto, corre sozinho para a reta de chegada. Se dependesse de alguns, a chapa majoritária do candidato a prefeito da oposição teria o vereador Caburé (DEM), mas uma aproximação do atual prefeito com o vice-governador Moraes Sousa Filho (PMDB) poderá anular este sonho, já que Caburé só sai candidato de tiver garantias de apoio dos Moraes Sousa.

Oposição de Caxingó trabalha para desgastar prefeita Mené

Os pré-candidatos da oposição a vereador e prefeito de Caxingó vão começar a trabalhar para prolongar o desgaste da prefeita municipal Mené (PSB), divulgando fotos e vídeos do abandono que se encontra o município, além de notas e outros documentos que comprovam irregularidades na atual administração. A prefeita disputará a reeleição e encontra dificuldade para escolher um vice como companheiro de chapa. Os oposicionistas acreditam que estão cumprindo apenas com as obrigações que é de mostrar a verdade do que acontece hoje em Caxingó e que existem fortes indícios de improbidade e de outros fatos obscuros que precisam chegar ao conhecimento da população caxingoense. Nato Sobrinho do PT deverá formar a frente oposicionista que enfrentará os governistas nas eleições de 07 de outubro.

Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo (Portal Boca do Povo)

10 comentários:

joão maria disse...

mas de quem foi as reivindicações das obras por que num portal sai o pieca e do outro a ivana engana. o povo quer saber.seria bom as cafezeiras hoje ir procura o vice-governador.prara ver se as barracas vão ser terminadas.

RAIMUNDO OLIVEIRA disse...

EITA QUE O BALAIO DE GATO ESTÁ FORMADO E É SÓ ESPERAR PRA QUE LADO O GOVERNADOR VAI DECLARAR APOIO HOJE. KKKKKKKKKKK

Fernando Guerra disse...

Concordo com essa matéria da Doutora Gildete porque se ela realmente pensa em disputar uma eleição na cidade já está passando da hora dela aparecer por aqui pra falar pro povo o porque de seu sumiço. Torço pela vitória da oposição.

Sergio Gomes disse...

Será se a peixada que vão servir pro governador vai ter sardião pelo meio? Por que pense num peixe que tem espinha e o governador pode correr o risco de engasgar.

CARLOS SANTOS disse...

EU DUVIDO QUE DEPOIS DE TUDO QUE JÁ OUVI O BATISTA E A ESPOSA DELA FALAR DESSA PREFEITA SE ELES TEM CORAGEM DE SE JUNTAR COM ELES. SE ISSO ACONTECER EU JÁ DEI FÉ QUE POLÍTICO NUM TEM MESMO VERGONHA NA CARA NÃO.

GISELE ALBUQUERQUE disse...

PREZADO CARLOS, CONCORDO COM SEU COMENTARIO, E SE PERMITE DIZER POLITICO NAO TEM DIGNIDADE,E MUITO MENOS VERGONHA NA CARA EM ESPECIAL OS MENCIONADOS!.

Rai Filho disse...

O Pimpim está certo, um candidato apoiado pela bancada federal irá fortalecer Buriti dos Lopes.A união de dissidentes e oposicionistas pode garantir a melhor opção para o município

Carlos Filho disse...

Espero uma união de todos esses pra tirar essa corja da prefeitura.

josue alves disse...

Deixarei de acessar este blog, pois nao postaram o meu comentario sobre Dr. Ricardo o conheço de muitos anos e nao tenho necessidade de mentir e contar a verdade e o povo nao pode ser enganado.

MARLENE SILVA disse...

CARO JOSUÉ NÃO SEI QUE COMENTÁRIO VOCÊ DEVE TER FEITO SOBRE DR. RICARDO, MAS COMO UM JOVEM, MÉDICO, BEM SUCEDIDO E SEM NENHUM CASO QUE AGRIDA SUA REPUTAÇÃO TEM A ESCONDER DOS OUTROS? ELE É CONHECIDO EM TODAS AS CIDADES DE NOSSA REGIÃO DESDE CRIANÇA E POR ONDE SE TEM NOTÍCIA ELE É UM CIDADÃO DE BEM... ESSE SEU COMENTÁRIO TÁ QUERENDO É CRIAR FATOS QUE NÃO EXISTEM... OU DEVE SER DOR DE COTOVELO.... KKKKK!! DR RICARDO, JUNTO COM VC! RUMO A VITÓRIA!!!