segunda-feira, 7 de maio de 2012

PÉSSIMO EXEMPLO!

Ministério da Saúde tira verba de combate à dengue de Murici dos Portelas e outras 37 cidades do Piauí
O ministro Alexandre Padilha PENALIZA por 04 meses as Prefeituras que não enviaram as informações.

Uma portaria assinada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na última quinta-feira (03) penaliza 38 municípios piauienses que deixarão de receber recursos para Vigilância em Saúde nos próximos quatro meses. Dentre estes, está o município de Murici dos Portelas. A portaria está publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira (04).
O dinheiro bloqueado não é muito, talvez não chegue a meio milhão de reais, mas faz diferença e ajuda na prevenção à doenças como a dengue, além de campanhas de vacinação. Segundo a portaria nº 867 do Ministério da Saúde, os municípios penalizados deixaram de informar dados sobre a mortalidade infantil (sistema SIM) e as notificações de doenças (SINAN).
Casos os municípios regularizem a situação junto ao Ministério da Saúde, os repasses serão normalizados no próximo quadrimestre (setembro a dezembro).
A variação que alguns municípios piauienses deixarão de receber gira em torno de R$ 15 a R$ 23 mil cada. O dinheiro poderia ser usado na contratação de pessoal para atividades de vigilância em saúde, material educativo, combustível ou pagamentos de consultorias e assessorias.
Segundo o Ministério da Saúde, os recursos do Bloco de Vigilância, são destinados à prevenção da saúde da população no âmbito da vigilância sanitária, epidemiológica e ambiental em saúde. Componentes como o combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, registro de câncer de base populacional e campanhas de vacinação integram esse bloco.
Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo) com informações de Aquiles Nairó

3 comentários:

Fabio Portela disse...

Faz muita falta aos muriciences que realmente precisam de saúde, mas esse recurso vai fazer falta para p primeiro damo, pois é menos gado no pasto e menas fazendas e terras para loteamento..

adelade.albuquerque disse...

O que se esperar de uma gesterora como a de murici dos portelas que poe como secretaria de saude a propria cunhada que diz que nao ta nem ai pra nada, assina os cheques em branco para ser usado da maneira que a prefeita que, para esta secretária o que vale é o salario que ganha, ja comprou uma linda casa e trocou de carro, a prefeita de murici é pior do que as de buriti e do caxingo os esquemas estao acontecendo na calada da noite.

maria j, Dias disse...

Espero que o muriciense saiba escolher seu novo gestor pois se continuar com os indicados desta prefeita e a saude com esta secretaria,o povo vai sofrer demais. Que Deus nos acuda. A saude de murici estar se tornando um caso de calamidade publica.