quarta-feira, 9 de maio de 2012

DIZEM QUE É FORMA DE CENSURAR

Robert Rios anuncia delegacia que vai descobrir 'fakes' da web no Piauí
Delegacia será a primeira no Brasil para crimes cometidos nas redes sociais; já nasce criticada.

O secretário estadual de Segurança, Robert Rios, anunciou que será criada, nos próximos dias, uma delegacia especializada para combater os crimes praticados nas redes sociais da Internet no Piauí. O objetivo, segundo o próprio Robert Rios, é identificar quem são os 'fakes' (perfil falso) do Facebook, por exemplo.
De acordo com o secretário, a delegacia começará a funcionar nos próximos dias e terá em sua estrutura um escrivão, um delegado e um perito em informática. “A ideia é coibir crimes que são praticados pela internet, sejam contra a honra como injúria, calúnia e difamação, como furtos, extorsão, ameaças, violação de direitos autorais, pedofilia, estelionato, fraudes com cartão de crédito, e desvio de dinheiro de contas bancárias, dentre outros”, disse.
Robert Rios ressalta que mesmo que sejam criados perfis falsos nas redes sociais para a prática de qualquer um desses crimes, a equipe da delegacia terá condição de identificar os autores. A delegacia será a primeira no Brasil para o combate aos crimes cometidos nas redes sociais. “Embora não haja uma legislação específica para crimes eletrônicos, teremos como enquadrar esses sujeitos por crimes já previstos no Código Penal”, ressaltou o secretário.
Mal foi criada já começaram as críticas e a reação por parte de alguns internautas. É que acusam o secretário, e por consequência o Governo do Estado, de estar tentando uma forma de censurar a liberdade que existe nas redes sociais. No entanto, Robert Rios garante que não quer censurar ninguém. A liberdade de expressão será mantida. O objetivo é identificar, por exemplo, os 'fakes' que entram em contas e perfis falsos do Facebook para comentar em matérias de portais através do espaço abaixo. "Aqueles que usam perfis falsos acham que não podem ser encontrados. Vamos ver agora".
Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo) / Fonte: 180graus

Um comentário:

Luis Antonio disse...

Sem comentários, AI5 Digital. Uma agreção a liberdade de expressão. Teria quer haver uma permissão judicial para casos específicos. Assim forma não....