sexta-feira, 10 de junho de 2022

BURITI DOS LOPES

Governo do Estado tenta impedir Prefeitura de construir Complexo Esportivo Cultural em terreno abandonado há décadas

O prefeito de Buriti dos Lopes, Júnior Percy, foi surpreendido com uma notificação da Fundação de Esportes do Piauí – FUNDESPI para que o Município não construa a obra no terreno, alegando ser do Estado. 

Estava marcado para este domingo (12/06) pelo prefeito Júnior Percy (PP), o lançamento da Pedra Fundamental do Complexo Esportivo Cultural de Buriti dos Lopes. A cerimônia iria marcar o início das obras de construção de um moderno complexo para população, um espaço completo para a prática esportiva, cultural e entretenimento. A obra está licitada e com dinheiro garantido em caixa para ser construída no terreno do antigo estádio Helvídio Nunes, que está abandonado há décadas, com investimento de R$ 3.787.538,94 (Três milhões setecentos e oitenta e sete mil e quinhentos e trinta e oito reais e noventa e quatro centavos).

Projeto do Complexo Esportivo Cultural da Prefeitura

Mas, na manhã desta quinta-feira (09/06) o prefeito Júnior Percy foi surpreendido com uma notificação da Fundação de Esportes do Piauí – FUNDESPI, órgão ligado ao Governo do Estado, para que não construa o Complexo neste terreno, já que seria de sua propriedade e que teria um projeto elaborado para a construção também de um Complexo no mesmo local.

Notificação enviada pela FUNDESPI à Prefeitura de Buriti dos Lopes

Acontece que o terreno está abandonado há mais de 20 anos, servindo de ponto de drogas e tomado pelo mato, sem que o Estado nunca tenha sentado um único tijolo no local para reformar, ou até mesmo mandar realizar uma capina, desde a sua construção na década de 70. Ou seja, o local sempre foi gerido pelo Município e nunca recebeu atenção do Governo Estadual.

Terreno do antigo estádio Helvídio Nunes abandonado há décadas

Surpreso e decepcionado com a atitude do Estado de querer barrar a construção de uma obra se suma importância para a história do Município, o prefeito Júnior Percy, realizou uma Live no Facebook na noite de ontem para levar o conhecimento dos fatos até a população e explicar que desde o início de 2021 vem angariando recursos para a construção desse Complexo que é um sonho da população buritiense, e as vésperas de iniciar as obras, o Município é pego de surpresa com essa notificação, impedindo assim o início da mesma.

Em live na noite de ontem prefeito Júnior Percy falou à população

Durante a Live, o prefeito exibiu um vídeo aos internautas mostrando como que ficaria o Complexo Esportivo Cultural do Município. Conforme projeto desenvolvido pela arquiteta Laís Castelo Branco Percy, da HELA – Arquitetura e Interiores, o espaço prevê a construção de toda a área do antigo estádio, com campo de futebol oficial com arquibancadas na lateral e fundo de uma das traves e iluminação para jogos à noite. Além de um campo de futebol society, quadra de vôlei de areia, pista de skate padrão oficial, pista de caminhada de cerca de 600 metros, uma praça de eventos para shows, quiosques, playground, dentre outros. 

Projeto do Complexo Esportivo Cultural da Prefeitura

Projeto do Complexo Esportivo Cultural da Prefeitura

Imediatamente o assunto ganhou as redes sociais e os internautas começaram a tecer críticas contra o Governo do Estado que nunca fez nada pelo local nestes anos todos e agora quer impedir a Prefeitura de executar essa grandiosa obra. Outro fato que revoltou os internautas é que inúmeras obras do Governo no município de Buriti dos Lopes foram iniciadas e nunca concluídas, até mesmo a reforma da Escola Estadual Deputada Francisca Trindade vem se arrastando por mais de dois anos e nunca terminaram, por isso, o sentimento é de descrédito para com o Governo Estadual que diz ter um projeto semelhante para o mesmo local.

Internautas revoltados nas redes sociais

Nas ruas nesta manhã de sexta-feira (10) o assunto tomou conta da cidade e todos acreditam que tenha dedo da oposição buritiense que estaria articulando na “calada da noite” e inflamando para que o Governo do Estado não deixe a Prefeitura executar a obra no terreno, tudo por motivação política, mesmo sabendo que só quem perde nessa história é a população.

Internautas revoltados nas redes sociais

Enquanto isso, os moradores de Buriti dos Lopes, principalmente os jovens, estão temendo que por pura motivação política, o sonho dos buritienses venha ser frustrado. Os moradores também reclamam que o local sempre esteve abandonado e nos últimos 20 anos só serviu para atrair animais peçonhentos e insetos para as residências vizinhas, além de servir para usuários de drogas.

O local está em ruínas há mais de 30 anos e nunca recebeu verbas do Estado

Diante do impasse, o prefeito Júnior Percy que já tem o dinheiro garantido para execução da obra, promete procurar o Estado e outros órgãos competentes para que o sonho dos buritienses seja realizado.

OUTRO LADO

Entramos em contato com o presidente da FUNDESPI, Clemilton Luiz Queiroz Granja, para falar sobre o assunto, o mesmo falou sobre a licitação, mas se recusou a dizer se realmente a obra prometida pelo Estado será executada e quando seria iniciada. VEJA ABAIXO A RESPOSTA!

“A Fundespi tem uma licitação em andamento no local em questão com observação os princípios que regem a legislação. Agora a prefeitura está fazendo um procedimento irregular. O terreno da obra em questão é de propriedade do ESTADO. A prefeitura nunca solicitou cessão para construção ou qualquer outra demanda. Nos estranhou foi a prefeitura ingressar no TCE pedindo o cancelamento de um procedimento licitatório da FUNDESPI que é propriedade do ESTADO. Como tomamos conhecimento da citação do fato no TCE e como não houve pela prefeitura nenhum procedimento administrativo para a questão. Ao tomar conhecimento informamos a prefeitura do andamento da Licitação na Fundespi de uma grande obra para o município e que o ato da prefeitura é irregular. Mas acredito que o bom senso e verdade sempre prevalecem. Enfim são obras importantes para o município e o ideal seria que, respeitando o que rege os princípios da administração pública, o bom senso prevalecesse”.

Projeto do Complexo da FUNDESPI para Buriti dos Lopes, divulgado pelo vereador oposicionista Everton Azevedo.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Imagens: Internet

Nenhum comentário: