quinta-feira, 2 de junho de 2022

ELEIÇÕES 2022

Pesquisa mostra Silvio Mendes com 42% e Rafael Fonteles com 26% no Piauí; VEJA NÚMEROS

Major Diego Melo (PL) tem 5,4% e Gessy Fonseca (PSC), 1,1% das intenções de voto. A informação é da Rede Bandeirante de Televisão. 

O ex-prefeito de Teresina Silvio Mendes (União Brasil) lidera a corrida pelo governo do Piauí, com 42,3% das intenções de voto, segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas. 

Na sondagem estimulada, que é quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos eleitores, o ex-secretário estadual da Fazenda Rafael Fonteles (PT) aparece com 26,0%, em segundo lugar. 

Major Diego Melo (PL) tem 5,4% e Gessy Fonseca (PSC) tem 1,1% das intenções de voto. 

O pré-candidato do União Brasil, Silvio Mendes lidera a corrida para governador. (Foto: Redes sociais)

Não sabem ou não responderam somam 11,2% e os eleitores que disserem votar em branco, nulo ou não votar em nenhum dos nomes apresentados, 14,0% dos entrevistados. 

  • Silvio Mendes (União Brasil) - 42,3%
  • Rafael Fonteles (PT) - 26,0%
  • Major Diego Melo (PL) - 5,4%
  • Gessy Fonseca (PSC) - 1,1%
  • Nenhum/ Branco/ Nulo - 14,0%

Não sabe/ Não respondeu - 11,2%

Pré-candidata do PSOL ao governo do Piauí, a professora Lucineide Barros não aparece na pesquisa. Os pré-candidatos ao Palácio de Karnak podem ser indicados ou trocados pelos partidos até 5 de agosto, quando termina o prazo para a escolha dos representantes. O registro das candidaturas deve ser feito até 15 de agosto na Justiça eleitoral. 

Silvio Mendes e Rafael Fonteles são os dois primeiros colocados (Foto: reprodução)

Espontânea

Na pesquisa espontânea ao governo do Piauí, quando os nomes dos pré-candidatos não são apresentados aos entrevistados, Silvio Mendes, que tem apoio do ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), é citado por 13,8% dos entrevistados. 

O pré-candidato Rafael Fonteles, apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo ex-governador Wellington Dias (PT), é citado por 8,2% dos eleitores ouvidos na pesquisa. 

Wellington Dias, que deve disputar uma vaga no Senado, é citado por 1,6% dos entrevistados. 

Com apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL), Major Diego Melo aparece com 0,3%; Gessy Fonseca, que tem apoio do presidente nacional do PSC Pastor Everaldo, é citada por 0,2% dos eleitores ouvidos. Outros nomes são citados por 0,9% dos entrevistados. 

Senado

Para o Senado, a pesquisa estimulada aponta que o ex-governador Wellington Dias (PT) tem 40,9% das intenções de voto. O ex-prefeito de Floriano (PI) Joel Rodrigues (PP) tem 27,5%. 

Brancos e nulos somam 22,3% e não sabe ou não respondeu, 9,4% dos entrevistados. 

Na espontânea, Wellington Dias é citado por 8,1% dos eleitores ouvidos. Joel Rodrigues tem 4,9%; Fábio Sérvio, 0,3%; e Marcelo Castro, 0,3%. Outros nomes foram citados por 1,0% dos entrevistados. 

Avaliação e aprovação do governo

A pesquisa também mediu a avaliação e aprovação da administração da governadora Regina Sousa (PT), que era vice de Wellington Dias. O ex-governador renunciou ao cargo no fim de março. 

A gestão atual é considerada ótima (3,8%) ou boa (15,6%) por 19,4% dos entrevistados. Os eleitores que consideram a administração de Regina regular somam 31,8%. 

O levantamento aponta que 32,1% responderam que a gestão é ruim (10,9%) ou péssima (21,2%). Não sabe e não opinou somam 16,7% dos entrevistados. 

Quando a pergunta é se o eleitor aprova ou desaprova o governo atual, 35,7% disseram que aprovam, 39,9% desaprovam e 24,3% disseram não saber ou não quiseram opinar. 

Dados

A pesquisa ouviu 1.410 eleitores em 48 municípios do Piauí, entre os dias 28 de maio e 1º de junho de 2022. O nível de confiança é de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,7% para os resultados gerais. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é PI-03070/2022. 

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Fonte: Band Eleições

Nenhum comentário: