quarta-feira, 1 de junho de 2022

SAÚDE

Secretário Neris Júnior participa do seminário do Previne Brasil e debate ações na Atenção Primária de Saúde

O seminário tem como objetivo promover um debate institucional construtivo entre as três esferas. 

O secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, esteve presente no Seminário Qualificação do Desempenho na Atenção Básica de Saúde (APS), que acontece nesta terça-feira (31) e quarta-feira (01), em Teresina. O evento reúne a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Ministério da Saúde e gestores dos 224 municípios do Piauí.

O seminário tem como objetivo promover um debate institucional construtivo entre as três esferas para qualificar os processos de trabalho da APS a partir da melhoria dos indicadores de desempenho do programa Previne Brasil.

Para o secretário Neris Júnior esta é uma oportunidade de discutir o fortalecimento da atenção básica, junto com os três entes. “É um prazer estar mais uma vez reunido com os gestores do nosso estado e do Ministério da Saúde. A estratégia do Previne Brasil não é só financiamento, eles buscam indicadores de maior prestação de serviço a população e o reconhecimento aos profissionais que estão prestando serviço na atenção básica de saúde. A Sesapi sempre estará junto ao Consems, municípios e ao ministério buscando discutir as pautas que são de interesse do Piauí. Espero que cada gestor municipal possa estar levando aos seus municípios novas estratégias exitosas, que vão debater durante o seminário”, destaca o gestor.

O superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães, também participou do seminário, e na oportunidade onde apresentou os indicadores do Piauí no Previne Brasil. “O estado está alçando resultados exitosos, com relação as demandas exigidas pelo programa. Isso mostra o compromisso de todos com a saúde pública. Não é atoa que o Piauí está mostrando a força que é. A união entra os três entes para somar forças para a saúde e de suma essencialidade, para atingimos nossos objetivos, que é o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Além de trazer a Sesapi mais próximo dos gestores municipais”, disse o superintendente.

O Previne Brasil é a novo modelo de financiamento federal da Atenção Primária à Saúde. Ele estrutura o financiamento levando em consideração a dependência da população local dos serviços do SUS e o desempenho dos municípios no cuidado oferecido pela rede de Atenção Primária à Saúde (APS). São quatro critérios que orientam essa nova política: a capitação ponderada, o pagamento por desempenho, o incentivo para ações estratégicas e o incentivo financeiro com base em critério populacional. “No Piauí os indicadores do Previne Brasil também são utilizados para a transferência de recursos por parte do Governo do Estado aos municípios através do ICMS Saúde”, lembra o secretário Neris Júnior.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Fonte: Ascom/Sesapi

Nenhum comentário: