terça-feira, 7 de junho de 2022

PREÇO ELEVADO

Piauí possui a gasolina comum mais cara do Brasil, segundo ANP

O que chama a atenção é que em todos os estados, o Piauí é o único que ultrapassa o valor de 8 reais. O Piauí conta com o ICMS de 31%, um dos impostos mais elevados do país, que vem pesando no bolso do condutor. 

De acordo com o levantamento semanal realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o Piauí é o estado com a gasolina comum mais cara do Brasil.

Dentre as informações observadas entre os dias 29 de maio e 4 de junho, os dados coletados em 68 postos de gasolina localizados em Parnaíba, Picos, Piripiri e Teresina constam que o preço médio do litro da gasolina comum é de R$8,066, podendo chegar em até R$8,290.

O que chama a atenção é que em todos os estados, o Piauí é o único que ultrapassa o valor de 8 reais.

Imagem: Reprodução Band Piauí

A mais cara do Brasil

Em meio a alta do preço do barril de petróleo que já era prevista pela Petrobrás a partir do momento em que se iniciou a guerra da Ucrânia, o Piauí conta com o ICMS de 31%, um dos impostos mais elevados do país, que vem pesando no bolso do condutor.

Reprodução: ANP

Para entender melhor, o preço da gasolina é determinado pela junção do valor da refinaria, distribuição, revenda e tributos federais. Além disto, soma-se com o imposto estadual (ICMS) onde cada federação tem liberdade para impor uma taxa variável.

Em todo o Brasil, a alíquota mais alta é a do Piauí (31%) em seguida do Maranhão (30,5%), Mato Grosso do Sul (30%) e Goiás (30%).  

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Fonte: Lupa1

Nenhum comentário: