quarta-feira, 1 de junho de 2022

MUDANÇA

Nova CNH começa a ser emitida no Piauí nesta quarta (1º); veja o que muda

Com a mudança, o condutor poderá escolher entre receber somente o modelo digital ou também o físico. Não haverá necessidade de troca imediata para o novo padrão. 

O novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começa a ser emitido a partir desta quarta-feira (1º), seguindo a determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) por meio da Resolução nº 886. Com a mudança, o condutor poderá escolher entre receber somente o modelo digital ou também o físico. O Departamento de Trânsito do Piauí (Dentran) confirmou que os novos modelos começam a ser disponibilizados nesta quarta.

Mas não haverá necessidade de troca imediata para o novo padrão. Isso porque o modelo com identidade visual atualizada será emitido para motoristas que renovarem o documento ou solicitarem a emissão da segunda via.

A nova identidade visual irá contar com tinta fluorescente nas cores verde e amarelo, itens visíveis apenas com luz ultravioleta e holograma na parte inferior do documento, dificultando falsificações.

O diretor de habilitação do Departamento de Trânsito do Piauí (Detran-PI), Ademar Silva, explica que a mudança não afetará a validade do documento, nem a contagem de pontuação do condutor.

“Tanto o modelo digital quando físico continuam válidos para todos os atos, como em aeroportos para viajar, para realizar concursos públicos, entre outras finalidades”, explicou Ademar Silva.

Nome social, filiação afetiva e outros idiomas

Além de vir com códigos e sinais para evitar falsificações e adulterações, a nova identidade poderá conter informações como o nome social e a filiação afetiva.

Outra novidade é que a nova CNH terá a inclusão dos idiomas inglês e espanhol. Dessa forma, condutores que usarem o documento em outros países não precisarão solicitar modificações. No verso da CNH, além do QR Code, o documento também conterá código de leitura internacional de dados.

Entre as novas informações contidas no documento, no verso já constará quais tipos de veículos o condutor é apto a pilotar e um campo para anotação de possíveis restrições médicas. “Isso facilitará a vida de quem usa a CNH para atividades remuneradas”, disse o diretor de habilitação do Detran -PI.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Fonte: G1-PI

Nenhum comentário: