quarta-feira, 15 de junho de 2022

SAÚDE PÚBLICA

Saúde de Murici dos Portelas ocupa última posição em ranking; município é pior avaliado no Piauí

Murici dos Portelas está na 224ª posição no ranking estadual de desempenho dos municípios nos indicadores do programa Previne Brasil. 

Uma péssima notícia para a população de Murici dos Portelas, o município administrado pela prefeita Francisca das Chagas Correia de Sousa, a “Chaguinha da Saúde” (PSD), ocupa a 224ª posição no ranking estadual de desempenho dos municípios nos indicadores do programa Previne Brasil, ocupando assim a última posição neste primeiro quadrimestre de 2022 no estado do Piauí.

Ao que indica os números, a qualidade da saúde pública oferecida pela administração municipal é de péssima qualidade e está muito abaixo das metas estabelecidas pelo governo federal.

O município de Murici dos Portelas é administrado pela prefeita Chaguinha da Saúde.

O Previne Brasil é um programa que avalia o desempenho no atendimento dos municípios em 7 indicadores: consulta pré-natal, exames de HIV e Sífilis, Consultas odontológicas, Citopatológico, Vacinas, Hipertensão e Diabéticos. É por meio dele que o repasse federal chega aos municípios, pois o incentivo financeiro é calculado com base nos resultados de indicadores de atendimento das equipes de saúde.

De acordo com as normas do novo modelo de Incentivo Financeiro de Custeio, o péssimo desempenho fará com que Murici dos Portelas e demais municípios recebam menos recursos financeiros para custeio das ações e serviços de saúde, no âmbito da atenção primária.

CONFIRA ABAIXO O RANKING DOS ÚLTIMOS MUNICÍPIOS DO PIAUÍ 

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Um comentário: