segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

SAÚDE PÚBLICA

'Mais Médicos' no Piauí é esperança de quem não tem acesso à saúde
O município de Buriti dos Lopes foi contemplado com quatro médicos cubanos que foram recepcionados pelo prefeito Bernildo Val, pela Secretaria de Saúde e pela população.

Criado em 2013 pela presidente Dilma Rousseff, o Programa 'Mais Médico' tem o objetivo de aproximar as famílias carentes das milhares de cidades brasileiras de uma saúde pública mais eficaz.

O programa faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.

A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.

A criação de um programa para levar médicos para regiões carentes é apenas uma vertente de uma série de medidas estruturantes para aprimorar a formação médica e diminuir a carência de profissionais médicos no país.

Se há críticas quanto ao possível uso eleitoreiro do programa da presidente Dilma, há mais ainda a certeza que estas famílias carentes, muitas distantes há mais de 700 quilômetros de Teresina, terão uma atenção especial e atendimento todos os dias da semana.

MÉDICOS EM BURITI DOS LOPES
O município de Buriti dos Lopes foi contemplado com quatro médicos cubanos que foram recepcionados pelo prefeito Bernildo Val, pela Secretaria de Saúde e pela população. Eles passam a residir no município e farão atendimento cinco dias da semana. Os médicos já começaram a se familiarizar e começam a ganhar a simpatia da população. Em conversa com o blog Portal Boca do Povo, o médico Juan Manuel disse que prefere o atendimento nas residências do quê ficar em consultórios. “Gosto do contato direto com a população, venho para trazer o que melhor sei fazer. Somos médicos da família e vamos atrás dessas pessoas que tem pouco acesso a saúde pública”, disse o médico com 23 anos de medicina.

Chegada dos médicos Dra. Tânia e Dr. Orlando com o prefeito Bernildo, vice Bruno e populares

Os médicos Dra. Ariadna e Dr. Juan Manuel ao lado do chefe de gabinete Jota Pereira
Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo) com informações do 180graus.com

Nenhum comentário: