terça-feira, 31 de dezembro de 2013

EDITORIAL

2013, o ano que marcou o início da RECONSTRUÇÃO de Buriti dos Lopes. Que venha 2014!
Que 2014, seja um ano prospero e de grandes realizações para o povo de Buriti dos Lopes. 

Prefeito Bernildo e vice Bruno Pieca
Hoje, 31 de dezembro de 2013, último dia do ano, é plausível que todos nós façamos uma análise do que realizamos no ano que passou e projetamos novas conquistas para o ano vindouro. Isso na vida do cidadão comum é quase que uma obrigação esse “balanço pessoal” anual, agora imagine nas Administrações Públicas país afora. Baseado nisso, o Portal BOCA DO POVO, não poderia “fechar” o ano sem publicar um editorial falando dos primeiros doze meses de governo da gestão do prefeito Bernildo Val. Não é um balanço oficial enumerando obras e projetos realizados pela Prefeitura, mas uma espécie de “retrospectiva” do que Buriti dos Lopes vivenciou nesses 365 dias da administração “Buriti nós te amamos!”.

Após um início de mandato conturbado, principalmente após anunciar seu secretariado, pois o prefeito foi acusado de imediato, por seus opositores, de cometer crime de nepotismo, foram ultrapassados vários obstáculos e hoje o município encontra-se no caminho do crescimento. Já nos primeiros meses de mandato o prefeito se deparou com uma situação complicadíssima que o município se encontrava: a inadimplência, tanto na esfera Federal como Estadual, além de dívidas e contas atrasadas em empresas públicas como, por exemplo, a dívida exorbitante na Eletrobrás, cujo parcelamento foi feito recentemente.

Durante um longo período o município ficou impedido de se habilitar em convênios por conta de inadimplência da administração anterior, mas através de esforços conjunto de algumas Secretarias com o Departamento Jurídico, parte do problema está sendo resolvido, porém, ainda existe muito “abacaxi a ser descascado” para que o município tenha de fato uma certidão de NADA CONSTA, e possa se credenciar em convênios federais e/ou estaduais e vire um verdadeiro “canteiro de obra” no ano de 2014; essa é a grande meta da atual administração, que mesmo com todas as dificuldades mencionadas conseguiu investimentos considerados na Saúde que era o grande problema de nosso município, destacando-se a reforma de Unidades de Saúde, contratação de novos médicos, medicamentos gratuito para a população, compra de veículos e a aquisição com recursos próprios de duas ambulâncias que irão atender a zona rural; na parte de Tributação vem buscando melhorar a arrecadação municipal em todas as áreas, com a implantação de tecnologia moderna visando um melhor controle do setor (no passado chegava-se a arrecadar R$ 1,00 por mês. Um absurdo!); vem trabalhando muito na conservação de estradas do interior, principalmente depois da chegada do maquinário adquirido junto ao Governo Federal; o carro pipa hoje leva água de qualidade para as famílias necessitadas do município; escolas foram reformadas e ampliadas; a merenda escolar hoje é de qualidade; o sonho do transporte universitário virou realidade; hoje se tem um cuidado especial com a cidade, onde ruas e avenidas são limpas constantemente; a folha de pagamento está em dia, enfim, vem a cada dia realizando ações que se já não concretizadas estão disponíveis em um futuro próximo.

Buriti dos Lopes vive um momento de transformação
Outro fato que tem chamado à atenção dos munícipes é a maneira simples e eficiente com que Bernildo Val vem comandando a Prefeitura; Ciente do desafio de governar Buriti dos Lopes, Bernildo sabe da responsabilidade que é (ser prefeito); ele enfrentou esse desafio com muita vontade. 

Mas o que de fato o credencia é ser um prefeito popular. Bernildo governa ouvindo a população e age com transparência. É um exemplo de prefeito do povo, está sempre no meio da comunidade: ouvindo, observando e executando, pois está sempre na “linha de frente” dos trabalhos executados; chama a responsabilidade pra si; não se exime das obrigações; sabe que muita coisa tem que ser feita e é um profundo conhecedor das necessidades do povo de Buriti dos Lopes, afinal, é FILHO DA TERRA, nasceu, cresceu e viveu boa parte de sua vida nessa cidade, enfim, és um prefeito de fácil acesso, que depois que entrou para a política, sempre teve inúmeras prioridades nascidas de sonho, mas recheadas de ousadias lúcidas, identificada pela própria sociedade, através de vários segmentos. Sonho esse de se tornar prefeito um dia de sua terra natal, cuja realização aconteceu em 1º de janeiro de 2013 e ao assumir esse imenso desafio de governar Buriti dos Lopes e resgatar a auto-estima do cidadão e da cidadã do município. A escolha de Bernildo para ser prefeito, foi uma opção evidente da maioria da população, pelo um projeto de um futuro melhor e pelo progresso do município. A parte mais importante do progresso é o desejo de progredir e isto Bernildo tem de sobra. Com apenas doze meses de gestão já está conseguindo tornar realidade o sonho que é de todos.

Que a população de Buriti dos Lopes continue acreditando. Paciência e perseverança têm o efeito mágico de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem. Renovemos nossa Esperança e Fé, na construção de um futuro com mais justiça, solidariedade e união entre as pessoas de nossa cidade. Que 2014, seja um ano prospero e de grandes realizações para o povo de Buriti dos Lopes.

Um Feliz Ano Novo a todos os leitores que nos acompanharam durante o ano de 2013. Obrigado pela credibilidade! Saúde & Paz!

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: