domingo, 15 de dezembro de 2013

É NOTÍCIA

63º Expoapi atrai produtores de todo o Brasil e supera expectativas
A feira traz animas vindos de estados como Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro. São mais de dois mil bovinos, caprino-ovinos e equinos.

Caprinos premiados na 63º Expoapi (Foto:Igor Prado)
Não é preciso percorrer todo o parque de Exposição Dirceu Arcoverde, em Teresina, para encontrar produtores de diversos estados do Brasil participando da 63º Exposição de Agropecuária do Piauí (Expoapi), que segue até este domingo (15). O objetivo é promover a integração entre os criadores, compartilhar sistemas de criação diferentes e trocar conhecimentos, além de alavancar os negócios.

A feira é promovida pelo Governo do Estado e apresenta variedade de animais e raças, vindos da Bahia, Pernambuco, Maranhão, Ceará e até de Minas Gerais e Rio de Janeiro, sem contar aqueles vindos de diferentes municípios do Piauí. São mais de dois mil bovinos, caprino-ovinos e equinos expostos para venda.

Direto da cidade de Senhor do Bonfim, na Bahia, o produtor Eduardo Teixeira participa pela segunda vez da Expoapi. Ele conta que, até o sábado (14), já vendeu 90% dos carneiros da raça Dorpe, que foram trazidos para o parque.

“Aqui, temos a oportunidade de conhecer animais de outras regiões, conversar com outros produtores e expor produtos e vender. É um evento muito bom”, avalia Eduardo Teixeira, acrescentando que a expectativa é de voltar sem nenhum animal até o final da feira.

Expoapi - pesagem( Foto: Francisco Gilásio)
Atraído pelo fato de o Piauí ser área livre da aftosa, o produtor Ubirajara Santos de Albuquerque trouxe 26 vacas e 12 touros de Bodocó, Pernambuco. “O bom é que, por ser livre da aftosa, nós tanto podemos trazer, como levar os animais daqui sem nenhum risco”, destaca o pernambucano.

Durante toda esta semana, o Governo do Piauí, através da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural (SDR), promoveu a feira, que já é consagrada no cenário nacional. Leilões, vaquejadas, oficinas, campeonatos, palestras e shows atraíram pessoas de todo o Estado para comprar ou mesmo para contemplar os animais expostos e participar das atividades.

De acordo com o veterinário da SDR, Raimundo Fontenele, o evento está sendo realizado a um custo de quase um milhão de reais. “Um investimento com ganhos maiores para o Estado, ao passo que divulga a pecuária regional e busca os melhores resultados na produção. O objetivo é incrementar, dinamizar e também congregar os produtores num só evento”, ressalta.

O superintende de agronegócio da SDR, José Nogueira Bernardes, acrescenta que a exposição está superando todas as expectativas. “Buscamos que este fosse o ano para a Expoapi e estamos vendo muita gente, muitos produtores, muitos animais. Os leilões estão sendo excelentes. Ver produtores da região e de outros estados adquirirem animais para melhorar a sua produção nos traz uma satisfação e nos mostra bons resultados”, conclui.

Produtor de campeões
O produtor Mathias exibe com orgulho seu carneiro campeão
( Foto: Igor Prado)
No passeio pelo parque dá para encontrar de tudo, desde o maior bode da raça anglo-nubiana do Brasil, que pesa 140 quilos, a animais condecorados pela postura, braveza e destreza. Entre os produtores de campeões, Mathias Sales, do povoado Cacimba Velha, zona rural de Teresina, exibe dois carneiros campeões na raça Dorpe. É que durante a Expoapi foram realizados campeonatos entre raças diversas de animais que participam do evento.

Criador há mais de 10 anos, Mathias Sales conta que, há seis, decidiu enveredar pela produção de pista, como ele mesmo denomina. “Me dediquei à genética, treinamento e campeonatos. Desde que os carneiros nascem, eles já começam a ser treinados. São ensinados a parar na hora certa, a postura correta”, relata o produtor.

O resultado é que Mathias agora tem um time de campeões, que tem orgulho de exibir por todo o parque.


Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo) / Fonte: Ccom

Nenhum comentário: