quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

POLÊMICA

Sessão da Câmara de Buriti dos Lopes termina em tumulto e com polícia no plenário
Simpatizantes do atual prefeito e aliados da oposição se desentenderam. Um professor foi discursar e a confusão começou. A polícia foi chamada e adentrou ao local para conter os ânimos.

A sessão da Câmara de Vereadores de Buriti dos Lopes acabou em confusão na noite de terça-feira (17). Simpatizantes do atual prefeito que assistiam à sessão se desentenderam com aliados da oposição do município. Durante a confusão, ouve muita gritaria, xingamentos e empurra-empurra. O tumulto aumentou e a Polícia Militar que estava do lado de fora do prédio foi chamada, para evitar agressões.

Revoltados com alguns insultos, os simpatizantes do atual prefeito vaiaram o professor Roberto Amorim durante um discurso da tribuna da Casa. O professor 'liderava' uma minoria de professores do município que participava da sessão e são contrários ao novo plano de cargos e salários dos servidores da educação. Membros do SINTE de Parnaíba que estavam no local, começaram um bate boca com populares presentes e os ânimos se acirraram.

Antes da confusão se iniciar, o projeto foi apresentado e aprovado por 7 votos a 0, já que os 4 vereadores da oposição se abstiveram. Para os vereadores da base governista, o tumulto só aconteceu porque professores da vizinha cidade de Parnaíba que não tem nada haver com a educação do município começam os insultos. 


Segundo informações da secretária municipal de Educação de Buriti dos Lopes, atualmente a prefeitura está usando 84% do valor do Fundeb (Fundo de Educação Básica), só para manter os custos com a folha salarial, ou seja, já gasta quase o que recebe só com remuneração e encargos da classe. Todo ano o piso dos professores aumenta muito e o governo federal não retribui esse aumento para as prefeituras. Para 2014, o piso será aumentado em 19%.

Ainda segundo a secretária, se o novo plano não fosse aprovado, em 2014 o dinheiro do Fundeb só daria para pagar os professores, e não sobraria dinheiro para os servidores da parte administrativa da educação e muito menos para manutenção das escolas. Ela lembrou ainda que o novo plano não diminui salário de professor, e sim incorpora alguns direito aos salários destes profissionais.

O presidente da câmara municipal, Roberto Oliveira falou com nossa reportagem e informou que foi ele quem solicitou a presença da polícia na parte externa do prédio, já que vinha recebendo ameaças e temia pelo pior. Roberto, disse ainda que o tumulto foi criado por professores do SINTE e ‘meia dúzia’ de professores ligado a oposição buritiense.

VEJA ALGUMAS IMAGENS DA SESSÃO!











Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

21 comentários:

Antonio Silva disse...

esses professores de parnaíba pensam que mandam no buriti e que aqui so tem gente besta. vão procurar o que fazer sindicato de meia.
engraçado é que esse plano é melhor do que o do governo do estado e o sinte se calou na epoca.
por que sinte?

BERNARDO SAMPAIO disse...

VCS VIRAM A FRASE NA CAMISA DO SINTE? (SOU DE LUTA) REALMENTE ELES PARECE QUE VIERAM PARA LUTAR. SÓ QUE LUTA LIVRE.
SAI DE PARNAIBA PARA FAZER BAGUNÇA NA TERRA ALHEIA. QUE VERGONHA SINTE.

Luiza Sousa disse...

Engraçado é que a iranildes e jaqueline disse que o projeto era ruim e não tiveram coragem de votar contra.
Só dizia assim: vou me OBSTER.
Será que elas não sabem que a palavras certa é Abster?!
Os professores presentes morriam de rir e outros ficavam envergonhados. kkkkkkkkkkkkkkk

Ana Maria Soares disse...

Concordo com a Luiza Sousa estas são muito inteligentes e entendem muito de leis será que elas não sabem que o legislativo só entra em recesso quando é votado a lei orçamentaria , estudam vereadora o estão fica obster,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Célia Maria disse...

Da pra ver que o povo contra são aqueles que passaram oito anos no bem bom, pensavam que era eterno tudo na vida passa, vão trabalhar pois quem sabe não adquirem experiencia

Pedro Silva disse...

Queremos saber onde foi parar o dinheiro da creche, vereadoras venha a publico esplicar enão se obster.

Marina Santos disse...

O cunhado do prefeito foi quem fez todo tumuto junto com este pessoal do SINTE , chega de forasteiros mandar em nossa cidade fora SINTE já.

Mamoel Messias disse...

A coisa mais triste é vc ser convidado por serviço de som para assistir um secção para ver duas vereadoras totalmente despreparadas servindo de chacota eu acho quando a pessoa não tem argumento deve permanecer calado.

Ivanildo Pereira disse...

Chora quatozada mais uma derrota.

Raimunda Diniz disse...

Depois que este SINTE se estalou em nossa cidade certos professores não querem mais trablhar só falam em dinheiro ensinar que é bom nada veja eu tenho filho estudando em escola publica mas faz é vergonha não sabem de nada.

Victor Sales disse...

Esqueceram dos professores de 120 horas será se eles se obster,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Flavio Mendes disse...

A pior miseria que pode ter acontecido em noso municipio foi a contratação destes parnaibanos este pessoal não querem trabalhar só pensam em salario mas na coisa publica existe processo administrativo para pessimos funcionarios eu acho que já esta na hora de dar exemplo punindo auguns mal profissioinais .

Maria Fátima Silva disse...

É POR ISSO QUE A VEREADORA NÃO SABE INFORMAR NADA SOBRE A CRECHE E OUTROS DESVIO EXISTENTES O QUE SEMPRE FEZ FOI ISSO SE OBSTEVE DE TUDO. BONITO NÉ.

marinete c. s disse...

Então vem pra cidade alheia e ainda fazem baderna e os humilhados ainda são vocês.Agora pergunto SINTE, onde vocês estão na hora de cobrar nossas férias, porque pelo que averiguei quando deixaram de descontar de nosso salário suas mensalidades vivam no foro atrás da liminar e nossa férias nada.

Maria José Castro disse...

É IMPRESSÃO MINHA OU A PESSOA QUE VI SEGURANDO UM CARTAZ COM UM OLHO É QUEM ESTOU PENSANDO. SE É ACHO QUE ESTE OLHO DEVERIA ESTÁ VOLTADO PRA ELA, POIS, SEI NÃO PELO QUE JÁ SE SABE POR OUTRO GESTOR ELA TERÁ QUE DAR MUITAS EXPLICAÇÕES LOGO LOGO. SEI NÃO.

Renata Veras disse...

Realmente é mais fácil Vereadoras se "OBSTER", do que se declarar.
Atentaem bem, quem se cala quanto aos projetos, que, sim, diferente de que falam, beneficia sim a população.
Nem o Pessoal do SINTE-PI-(Sindicato dos trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí), tem ideia do que e o projeto. Se é legal?
Será que algum Professor, o SINTE, Ou as tais Vereadores da Oposição, foram ao Ministério Público, solicitar investigação sobre a creche? Sobre as Prestações de contas de NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2012 (QUE FIZERAM ANIVERSÁRIO DE 1 ANO) até hoje não foram prestados contas.

Marlene Maria Silva disse...

Hoje atarde uma dona de lanchonete no centro da cidade parau um cidadão para criticar o plano que teria sido aprovado pela camara que iria diminuir salarios o cidadão então perguntou quem falou para vc em diminuição de salario ela então disse eu ouvi falar por uma vereadora e uma professora, hora meus amigos esta senhora é igual a certos professores que não sabem o que se trata o plano já partem para o ataque porque viu auguem falar, deixem de acreditarem em mentiras porque a contituição federal não permite redução de salarios e mesmo assim em breve entrará em vigor o novo plano da educação nacional onde todos os outros vão ser extintos já foi aprovado no senado e na camara federal e voutou para camara logo vai para presidenta dilma assim todos vão ter que cumprir o salario é que o governo federal determinar ai sim vai ter redução vai acabar com este negocio de professor trabalhar 120 horas esta mesma senhora tem um genrro que tem tres empregos de professor ao mesmo tempo por isso ela anda conversando bobagem nas esquinas primeiro vc tem que se enterar do que aconteceu depois falar não transmitir só o que os derrotados falam.

Jose Paulo disse...

Frank é verdade que as vereadoras da oposição entraram em contato com o advogado do Fluminense?

Maria Antonia Santos disse...

Não existe circo melhor do que ver os discursos destas vereadoras poderiam era voltar a sala de aula tem o EJA eu terminei meu ensino fundamento não me envergonho , mas estas vereadoras nos envergonha com tantas besteiras .

Francisco João disse...

Todo e qualquer trabalhador deve e merece ser bem remunerado, isto é indiscutível. Valorizar o professor, não é somente paga-lhe um bom salário, mas também, estabelecer condições dignas de trabalho, como por exemplo: um ambiente de trabalho limpo, escola com estrutura física e ambiental adequada a prática pedagógica, promover ao aluno as condições favoráveis a aprendizagem, etc. Portanto, não somente o professor bem remunerado é condição necessária para uma educação de qualidade, existem outros diversos fatores.
O que vemos, é uma politicagem desenfreada que beira ao ridículo, a uma psicose doentia em tumultuar por tumultuar, em disseminar a discórdia, em promover o caos.
A grande maioria dos professores são sabedores que não haverá redução de vencimentos, isto o prefeito a secretaria de educação deixou bem claro, em todos os momentos que o tema foi discutido. O que se pretende com este plano, que fora aprovado, é claro e notório, corrigir os percentuais excessivamente exagerados de mudança de classe que estavam sendo praticados, e que estão inviabilizando financeiramente a secretaria de educação, pondo em risco inclusive o cumprimento do pagamento em dias dos vencimentos dos servidores da educação, dentre outros aspectos fiscais e legais que os gestores são obrigados a cumprir, sob pena de responsabilidade.
A questão sempre foi tratada com transparência e se demonstrou por diversas vezes que a situação era insustentável e teria que ser feito algo para corrigir o equivoco que se cometeu na gestão passada (aprovar um projeto que aumentava a despesa sem saber se teria receitas suficientes para custeá-las, no presente e no futuro), que com aumento do piso em 2014, e mesmo com o aumento das receitas previstas, comprometeria em sua totalidade os recursos do FUNDEB, só com pagamento de salários.
Isto os inconsequentes sabem! Mas pelas conveniências dos interesses pessoais e político-partidário não estão nem ai, simplesmente pensam em tirar proveito da situação que eles mesmos provocaram.

Smilly Araujo disse...

Eita,eita