domingo, 22 de dezembro de 2013

EVENTO RELIGIOSO

Levante do Mastro em Buriti dos Lopes marca o início dos festejos da padroeira a cidade
O mastro que é carregado no ombro por devotos da santa, percorrendo por várias ruas e avenidas da cidade, antes de ser ficando em frente à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios.

Inicia neste domingo dia 22/12, os festejos de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira da cidade de Buriti dos Lopes. O evento religioso vai até o dia 1º de janeiro, encerrando com uma grande procissão pelas principais ruas da cidade. Todas as noites acontecem missa-novena; logo após, leilão e vendas de comidas típicas na praça matriz. 

Hoje é o dia tão esperado do “Levante do Mastro” onde fiéis vão buscá-lo na localidade Ladeira e trazem até a sede do município, onde ficará fincado por vários dias com a bandeira da padroeira da cidade. O mastro que é carregado no ombro por devotos da santa padroeira, percorre várias ruas e avenidas da cidade, antes de ser fincado em frente à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios.

O “Levante do Mastro” é também uma grande atração turística na cidade. Costuma concentrar muitos fiéis, que vem de vários pontos da região Norte do Estado. Buritienses que moram em outros estados e cidades do Piauí, também aproveitam o período dos festejos para visitar nossa terrinha. A Praça da Igreja matriz deverá está lotada no momento de sua chegada que acontece por volta das 16h30.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: